Iscas de Carga: Perguntas e Respostas

O que são iscas de carga?
Iscas de carga são equipamentos que possibilitam rastrear e localizar a carga em caso de roubo ou furto. Uma isca de carga pode ter qualquer formato ou tamanho, o que possibilita que ela seja escondida dentro de uma caixa de produto ou ainda imitar uma embalagem.
Como a carga é rastreada?
A Isca de carga possui um chip similar ao dos celulares comuns, que capta a posição por meio da tecnologia LBS (triangulação de antenas de celular) ou utilizando os satélites de GPS e transmite essa posição para um site de internet, que vai mostrar a posição da carga no mapa. As iscas possuem ainda o sinal de transmissão por radiofrequência (RF), porém esse sinal não permite rastreamento. Apenas a localização por antenas especiais, as quais as principais empresas de pronta resposta possuem.
Qual a diferença entre uma isca de carga e um rastreador comum?
Um rastreador comum transmite sua posição utilizando apenas o sinal do chip de celular e obtendo a localização por GPS ou LBS. Uma isca de carga, além desses sinais, transmite seu posicionamento também por sinal de radiofrequência (RF). Isso porque existem equipamentos que bloqueiam o sinal de celular (Jammer), possibilitando o roubo e a não localização da carga. Já o sinal de radiofrequência não é bloqueado por esses equipamentos, possibilitando a localização e recuperação da carga com alto índice de sucesso.
Quer dizer que mesmo bloqueado o sinal continuo rastreando a carga?
Não. Você só consegue rastrear a carga e visualizar no mapa quando o posicionamento é realizado via GPS ou LBS e esse posicionamento é transmitido via GSM/GPRS (chip de celular). Quando esse sinal é bloqueado, apenas o sinal RF continua passível de localização, porém somente o pessoal especializado na recuperação de carga, com uma antena especial para captar o sinal de RF pode localizar a carga.
Qual a duração da bateria da isca de carga?
A duração da bateria vai depender da periodicidade com que a posição da carga é enviada. Sendo enviada de 5 em 5 minutos, a bateria poderá ter carga de no máximo 3 a 5 dias. Quando essa transmissão é realizada a cada hora, que é a frequência padrão para iscas de carga, a bateria poderá durar até 10 dias. Mas as iscas de carga tem diferentes configurações, permitindo durar até mesmo por 90 dias.
A isca de carga pode ser utilizada em qualquer tipo de baú ou veículo?
Sim. A isca de carga pode ser utilizada em qualquer tipo de baú ou veículo, inclusive em veículos blindados, sem qualquer problema. Nesse caso, a carga poderá ser localizada via sinal de RF e quando for retirada do interior do veículo blindado será rastreada normalmente por sinal de celular.
Quais são os tipos de iscas de carga?
Existem as iscas descartáveis e as retornáveis bem como os modelos móveis e fixos. A definição de cada tipo de isca vai depender da necessidade de cada cliente e da aplicação que será dada ao equipamento e sobretudo da operação de logística reversa, para recuperação da isca plantada em uma carga, quando se tratar de isca móvel.
A isca de carga pode ser customizada?
Sim. A isca de carga pode ser customizada de acordo com a necessidade de cada cliente. A isca pode imitar um produto, como um maço de cigarros ou um maço de dinheiro, pode ter a aparência de uma caixa ou qualquer outro formato ou embalagem.
Quais são os tipos de sinal utilizado para localização das iscas de carga?
As iscas possuem posicionamento por GPS, LBS e por sinal de RF (radiofrequência).
Não se deve confundir iscas de carga com rastreadores portáteis, pois estes últimos não possuem sinal de RF e em muitas vezes tem bateria com duração bastante limitada.
As iscas de carga precisam ser homologadas?
As iscas de carga precisam ser homologadas junto à Anatel e Seguradoras de Carga, bem como junto às Gerenciadoras de Risco, responsáveis pelo monitoramento e recuperação de carga em caso de roubo ou furto.
As iscas de carga fornecidas pela WTrack são homologadas pela Anatel, pelas seguradores e pelas principais gerenciadoras de risco do país.
Os rastreadores portáteis ofertados em sites de venda podem ser usados como isca de carga?
A resposta é simples: NÃO! Uma isca de carga possui tecnologias que um rastreador portátil não tem. Por exemplo, qualquer rastreador portátil pode facilmente ser bloqueado por Jammer (bloqueador de sinal) e a carga passa a ficar sem qualquer rastreamento. Já as iscas de carga emitem sinal de Radiofrequência (RF), imunes a Jammer, permitindo a sua localização em qualquer circunstância. Além disso, as iscas de carga possuem uma série de outras características e tecnologias voltadas a proteção do próprio equipamento que as iscas de carga não tem. Portanto, muito cuidado ao adquirir rastreadores portáteis, que inclusive são mais caros, no lugar de iscas de carga.