5 fatos que fazem sua empresa perder dinheiro com combustível
Implantar uma solução de rastreamento veicular que possua controle real de combustível é um passo decisivo para ter uma gestão eficiente da frota, bem como de um dos itens que mais impacta nos custos de qualquer empresa que tenha uma frota própria ou que tenha o diesel como um insumo importante..
E o peso desse custo pode variar de forma significativa, dependendo do segmento de negócio no qual a empresa atua.
Em empresas do ramo de transportes rodoviários, por exemplo, o custo com combustível pode significar algo entre 40% e 50% dos custos totais.
Sendo assim, um redução desse custo, ainda que pequena, pode representar um diferencial significativo nas margens do negócio obtidas .
Confira abaixo 5 fatos que podem estar fazendo a sua empresa perder dinheiro com combustível.
1- Desvio de combustível:
O desvio de combustível pode ser realizado de diversas formas, todas elas longe dos olhos de qualquer gestor.
O desvio do tipo "formiguinha", que retira poucos litros de cada vez, mantendo a média de consumo do veículo, acaba por representar um grande prejuízo para a empresa, sobretudo se for considerado um grande volume mensal de abastecimentos e uma frota numerosa.
Em empresas com um controle falho , o volume de combustível desviado pode se dar em números espantosos, sem que isso possa ser constatado pelos gestores.
Em um tanque estacionário esse desvio pode significar um prejuízo ainda maior, inclusive no ato de recebimento do combustível, que pode registrar volumes reais bastante inferiores aos efetivamente recebidos.
2- Bomba falsa:
É bastante comum haver abastecimento em postos de estrada, inclusive credenciados, com a chamada "bomba falsa" que no ato do abastecimento introduz um volume no tanque menor do que o efetivamente registrado.
Em um tanque de 350 liros, o desvio de 10% desse volume em cada abastecimento vai representar pouco em termos da média de consumo do veículo, porém terá grande representatividade ao longo do tempo em uma frota numerosa.
Em alguns postos já foram constatados desvios significativos de diesel utilizando "bomba falsa".
3- Alto consumo "na média":
Um veículo que tenha um consumo sempre na média muitas vezes não aponta que pode estar havendo desperdício de combustível, por motivos diversos: negligência e práticas indevidas do motorista na condução do veículo, falta de manutenção adequada e desvio de combustível.
Constatar que um veículo está com consumo "na média" não significa que não está havendo desperdício de combustível. Controles manuais muitas vezes são falhos em identificar esse tipo de problema.
4- Fraude ou falhas nos apontamentos manuais:
Há também falhas em procedimentos manuais, com registros errados de volumes abastecidos, em muitas oportunidades por sobrecarga de trabalho ou acumulo de funções por um mesmo colaborador. Mais uma vez os processos manuais podem vir a causar falhas graves no controle do combustível.
5- Motoristas mal treinados ou com vícios de direção:
Motoristas que tenham uma condução sem cuidado, realizando manobras bruscas e em alta velocidade interferem de forma importante no consumo do veículo. Aceleração em excesso e freadas bruscas resultam em importante desperdício de combustível. Manter o motor ligado com o veículo parado é outra prática bastante comum de motoristas sem treinamento e sem algum tipo de acompanhamento remoto de seus procedimentos. Da mesma forma, conduzir o veículo com o motor fora da rotação adequada, além de danificar o equipamento, aumenta o consumo e resulta em necessidade de mais manutenção da frota .